A adolescência é marcada por um período de transição. Todos nós sabemos. O adolescente não é mais criança, mas ainda não é completamente um adulto (início da adolescência 12 anos). Ele está em uma fase que não gosta muito de conversar. Sabe aquelas frases usadas com muita frequência: Não sei; pode ser; isso aí; tanto faz…sim!
Ele se fecha no seu mundo, com os seus amigos, internet… O crescimento físico (muito acelerado) e a maturidade sexual são dois aspectos que podem afetar o equilíbrio emocional do adolescente, como a aparência física, as paixões, a socialização e a responsabilidade.
As tarefas sociais aumentam consideravelmente. Os pais exigem que seus filhos comecem a ter independência na tomada de decisão: qual profissão deve seguir; escolher os amigos; os relacionamentos. Dessa forma, é um período que agrega a busca pela autonomia, identidade, pertencimento a um grupo, escolha vocacional, por exemplo. É nesse momento que o adolescente pode precisar de ajuda profissional. Alguns podem apresentar dificuldades com relacionamentos interpessoais, timidez, abuso de álcool, drogas, uso excessivo de internet, apatia, dentre outras coisas. No início, espera-se certa dificuldade em estabelecer vínculo terapêutico, mas que são superados, quando se percebe que o papel do terapeuta é diferente daquele esperado pelos adolescentes. Algumas questões recorrentes no atendimento de adolescentes:
- Orientação vocacional: desejo e aptidão são trabalhados nesse contexto;
- Questões afetivas: timidez, agressividade, relacionamentos, são alguns exemplos;
- Questões escolares: dificuldades no aprendizado, com os colegas, professores;
- Questões familiares: busca pela identidade, dificuldades no diálogo com os pais etc.
A Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) em adultos tem como base a descoberta orientada e o empirismo colaborativo.
O comportamento para a TCC é um fenômeno em evolução, ou seja, dinâmico, que é influenciado, a todo o momento, pelo comportamento situacional de alguém, temperamento e o ambiente.
São cinco os elementos que são observados e trabalhados:
- Contexto interpessoal/ambiental
- Fisiologia
- Funcionamento emocional
- Comportamento
- Cognição do sujeito
Por meio desse processo dinâmico, surgem os pensamentos automáticos; distorções cognitivas; crenças, dentre outras. A psicoterapia de TCC em adultos ajudará o paciente a perceber, identificar e mudar padrões de pensamento (cognição) que influenciam a sua vida de forma significativa, além de direcioná-lo para a mudança de comportamento. Algumas questões recorrentes para o atendimento de adultos:
- Questões familiares;
- Questões afetivas;
- Desequilíbrio financeiro;
- Questões sexuais.
We use cookies to analyze website traffic and optimize your website experience. By accepting our use of cookies, your data will be aggregated with all other user data.